Ir para o site: UNIALFA/GO ALFA/SP FADISP

Informações: (11) 3061-0212

Grupo José Alves

Pós-Graduação

Cursos de Pós-Graduação

MBA em Governança Corporativa em Empresas Familiares

Próximas Turmas

Início: Março de 2018
Periodicidade: Sextas e Sábados
Horário: Sextas: das 19h às 22h / Sábado das 8h30 às 18h
Local: Unidade Pinheiros
Valor: consulte

Inscreva-se para esta turma

Apresentação do Curso

As empresas familiares possuem características diferentes das demais empresas do mercado. Uma das características é a existência da transmissão de geração para geração. Este processo de transição pode perenizar ou destruir o negócio de uma geração para outra. Outras características a transformam no melhor modelo de empresas existente. Eventuais desvantagens podem ser eliminadas ou transformadas em vantagens competitivas.

As empresas familiares são as que apresentam melhores resultados, proporcionam o maior número de empregos e assim contribuem decisivamente para o desenvolvimento econômico do país e em decorrência, contribuem para o emprego e renda para a sociedade, foi desenvolvido o programa de MBA EM GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES para abordar temas de interesse destas empresas e seus gestores, tais como: visão holística do ambiente de negócios,  planejamento sucessório, alinhamento das expectativas da família, dos sócios e da empresa, profissionalização nas empresas familiares, direito societário entre outros que contribuem para que estas empresas fujam da máxima: PAI RICO - FILHO NOBRE - NETO POBRE e que proporcionem as condições para o sucesso COM qualidade de vida a seus integrantes e a família empresária.

Em um mercado em constante mudança, faz-se necessário, portanto, que dirigentes de empresas familiares, sejam eles sucessores ou fundadores e executivos ou integrantes da família empresária não envolvidos na gestão, aliem estrategicamente, sua energia, flexibilidade e novas ideias com a experiência das gerações mais velhas, com os conhecimentos que programa trará, visando a perpetuação e a vantagem competitiva do negócio familiar. 

Objetivos

Propiciar que os interessados na empresa familiar se preparem para corresponder às necessidades da empresa familiar, discutindo sua importância no cenário atual, seu ciclo de vida e os benefícios efetivos na evolução e aprimoramento das práticas de Governança Corporativa.

Objetivos Específicos

Dar instrumentos para a competente gestão das organizações familiares visando:

  • Perenidade e confiança do mercado;
  • Crescimento sustentado e geração de valor; 
  • Alinhamento das expectativas da família,
  • Vantagem competitiva nos negócios,
  • Transparência e atratividade para o mercado e investidores
  • Gestão estruturada dos riscos e ambiente de negócios.
  • Transição entre gerações e como evitar seus principais problemas
  • Preparação de sucessores
  • Habilitar os integrantes da família empresária e executivos a lidar com os vários papéis e o ciclo de vida da organização
  • Conhecer e se aprofundar nas melhores práticas de gestão, comportamentais, tributárias e jurídicas

Público Alvo

O curso é destinado a dirigentes de empresas familiares, sejam eles sucessores ou fundadores, familiares com ou sem atuação na gestão ou sociedade, consultores para este tema de empresas familiares, professores de disciplina de gestão, pesquisadores de administração e executivos que atuam ou pretendam atuar em empresas familiares.

Diferenciais

Desenvolvido por especialistas com longa e profunda experiência prática. Baseado ainda em pesquisas desenvolvidas por décadas envolvendo consultores, executivos, fundadores, herdeiros e sucessores, acrescentando importante diferencial competitivo e qualificando os participantes.

O curso possui carga horária de 378 horas distribuídas em módulos de nivelamento, de conteúdos de gestão e módulos de aprofundamento na temática de Gestão de Governança Familiar.

Os módulos serão conduzidos através da realização de dinâmicas práticas, trarão cases que serão debatidos na forma de workshop, oportunidade para intercâmbio de experiências e estratégias dos processos de sucessão.

Dra. Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka

Bacharel em Direito, Doutora, Livre Docente e Titular pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) - Professora Titular de Direito Civil na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) - Coordenadora Titular do Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) - Consultora Pedagógica das Faculdades Alves Faria (ALFA - Goiânia) - Ex Procuradora Federal - Árbitra de Tribunal Arbitral para a solução extrajudicial de controvérsias entre particulares, nacionais e estrangeiros, por arbitragem - Diretora Regional (sudeste) do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) - Diretora Regional (sudeste) do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil).

Currículo Lattes


O jogo do mercado -  Cenário atual e o porquê da governança
O módulo tem como objetivo apresentar os principais aspectos da dinâmica do mercado nacional e internacional que exigem a implantação de boas práticas de governança na empresa familiar como elemento estratégico para assegurar a sua perenidade e vantagem competitiva.

Os reflexos da má Governança e o impacto na sobrevivência das empresas
O objetivo do módulo é apresentar uma discussão ampla de exemplos reais de empresas que sucumbiram diante falhas no seu processo de governança.

Conceitos, Princípios, Melhores Práticas e Benefícios da Governança
O módulo tem como objetivo apresentar os conceitos, princípios e melhores práticas de Governança na Empresa familiar contemplando as relações entre Proprietários, Conselho de Administração, Diretoria, Órgãos de Controle e os consequentes benefícios reconhecidos pelo mercado.

Os fatores que impactam na governança na Empresa Familiar
O módulo tem como objetivo discutir os principiais fatores que destroem Valor nas empresas familiares destacando: relação entre sócios, plano de sucessão, planejamento estratégico, profissionalização da empresa, segregação na família, propriedade e empresa.

Modelo de Gestão da Empresa Familiar Bem-Sucedida
O módulo trata dos componentes básicos do modelo de gestão utilizado internacionalmente adotado em empresas familiares bem-sucedidas, os instrumentos e atividades de gestão que compõem a controladoria estratégica, a gestão financeira, produtividade operacional, agressividade comercial e vetorialização.  A vetorialização aborda como coordenar e orientar as atividades e esforços dos envolvidos na gestão, familiares e não familiares por meio de instrumentos como o planejamento estratégico, protocolos e acordos e ainda o desenvolvimento e a prática dos instrumentos de governança, os quais serão apresentados e trabalhados ao longo do curso.

Gestão da Mudança e Centralização de Poder
Neste módulo o foco será trabalhar os meios, instrumentos e atitudes que objetivem a preservação da Empresa diante de situações em que haja centralização de poder continuada com sucessores não preparados e conflitos instalados.

 A importância da história familiar
O indiscutível pioneirismo do fundador da empresa: suas razões. Suas motivações, suas metas. Seu papel no gerenciamento e administração da empresa familiar e na preparação dos herdeiros sucessores. O contexto e as expectativas dos herdeiros sucessores. Os conflitos entre pais e filhos e as disputas por autoridade. A ascensão das filhas mulheres nos negócios familiares. O processo de sucessão de pai para filho: a sucessão familiar e a sucessão profissional. O conselho familiar e seu efetivo papel.

Transição de Poder e Retenção de Talentos
O módulo abordará o tema sob o ponto de vista de sucessores e pessoas a serem sucedidas. A sistematização, antecipação e prevenção implicam em resultados melhores, descentralização do poder e preparação qualificada dos envolvidos, levando a que os melhores talentos da empresa, integrantes da família empresária ou não, se mantenham vinculados à empresa, os vários fóruns e espaços definidos, via a governança corporativa e familiar, a se consolidarem e ser respeitados cumprindo o seu papel.

Qualificação de Sucessores
O módulo tratará de um dos temas mais estratégicos para a perenidade das empresas Familiares.
Na oportunidade serão abordados os principais aspectos técnicos e comportamentais desejáveis para escolha de um sucessor na condução dos negócios, assim como tratamento daqueles que não desejam tal posição, lidando com a questão de propriedade. 

Transição de Vida, Preparação e Papel da Família Empresaria
O módulo abordará as principais atitudes que quando presentes ou adotadas pelos executivos, familiares, envolvidos ou não na gestão, baseadas em pesquisa com empresas familiares bem-sucedidas, serão praticadas pelos participantes, com destaque para a principal delas - lidar bem com adversidades. Diversos instrumentos de autoconhecimento, mensuração e incremento das atitudes serão disponibilizados para os alunos.

Comunicação e Transparência
Em atualização.

Constituição Federal - Direitos Fundamentais
Evolução histórica dos direitos fundamentais. Conceitos, dimensões e multifuncionalidade. Funções que exercem: função de prestação social, de proteção perante terceiros e de não discriminação. As declarações do final do século XVIII. A Revolução Francesa e a Constituição de Weimar, no século XX. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Princípio da igualdade essencial. O princípio da liberdade política e individual. O princípio da solidariedade.

Parentalidade e Sucessão Causa Mortis
A construção familiar na contemporaneidade e os novos arranjos e núcleos familiares. Parentalidade consanguínea, socioafetiva e por afinidade. Sucessão causa mortis: principais regras no direito brasileiro. Os parentes que herdam e a ordem da vocação hereditária. Concorrência sucessória do cônjuge e do companheiro. Deserdação e exclusão por indignidade. Noções de planejamento sucessório.

Planejamento Sucessório e Perenidade
Com as noções fundamentais sobre Direito de Família e Direito das Sucessões já realizadas, far-se-á agora o apanhado geral sobre a melhor forma de se planejar, em vida, o que se imagina seja o melhor para a empresa e para os sucessores. O planejamento sucessório visa, antes de tudo, evitar (no futuro) litígios e desorganizações familiares e patrimoniais, permitindo que a continuidade da administração dos negócios aconteça de maneira mais tranquila e perene.

Modelos de estatutos e contratos sociais
Definição, discussão de ferramentas legais disponíveis para prevenir que riscos de sucessão e conflitos familiares coloquem em risco a empresa familiar.

Acordo de Sócios
Definição e discussão da função dos acordos na estruturação da gestão, implantação da governança nas empresas familiares, resguardando o direito dos sócios de participarem das decisões estratégicas, do recebimento dos resultados e até prevendo as regras de solução de conflitos ou saídas estratégicas evitando o risco de litígios que coloquem em risco a continuidade da empresa familiar.

Conselho de Família
O módulo tem como objetivo apresentar as principais características e atribuições do Conselho de Família na preservação dos interesses da Família Empresária, planejamento de sucessão, definição de critérios formalizando o ingresso e o crescimento profissional dos membros da Família (meritocracia) entre outros aspectos.

Comitê de Sócios
O módulo tem como objetivo discutir as principais atribuições e responsabilidades do Comitê de Sócios considerando entre outros aspectos: alçadas de decisão - para entrada e saída de sócios, distribuição de dividendos, regras básicas de convivência, solução de conflitos.

Conselho Consultivo, de Administração e Fiscal
Definições, funções, poderes, diferenças entre os órgãos numa sociedade, autonomia, ética e exemplos práticos.

Assembleias e Reuniões
Definições, funcionamento, prazos, formalidades necessárias, Direitos e Obrigações.

Lei Anticorrupção/Acordos de Leniência:
O objetivo deste módulo condiz a explorar toda a temática trazida pela Lei 12.846/13  e seu respectivo regulamento, especialmente sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas e físicas submetidas ao seu crivo, bem assim os conceitos de corrupção e acordo de leniência. A disciplina se mostra importante na medida em que o Compliance é uma tendência se qualquer perspectiva de passagem, se mostrando cada vez mais evidente em empresas de grande, médio e pequeno porte. Não é diferente quando se demonstra a importância de tais conceitos na Governança Corporativa de Empresas Familiares.

Impactos e efeitos da reforma trabalhista
Em atualização.

Negociação, mediação e arbitragem
Meios alternativos de solução de conflitos ou de pacificação social. Conceitos, finalidades e vantagens. Pluralismo e descentralização do poder. Autocomposição: conciliação, mediação e negociação. Heterocomposição: arbitragem e jurisdição. Democratização dos direitos fundamentais, acesso à justiça e crise do Poder Judiciário.

Gestão e Resolução de Conflitos
O módulo cuidará dos impactos, provocados por conflitos, sobre a perenidade das empresas familiares, abordando mecanismos para minimização dos danos.
O conteúdo inclui aspectos comportamentais, atitudes, autoconhecimento, uso da pergunta e empatia ampliada, relação entre familiares envolvidos e não envolvidos na gestão através da reflexão ampliada. O módulo também irá abordar os procedimentos que melhores resultados têm trazido para as empresas multisocietárias, multigeracionais e multifamiliares.

Perenização da empresa familiar e sacralização
Modernamente tem sido usado o termo "sacralização" para se referir, na empresa familiar, aos ritos, liturgia, atitudes, credos e comportamentos definidos nos acordos, protocolos e combinações, pois sintetiza os procedimentos, estabelece as práticas e proporciona "evangelização" dos envolvidos através das gerações, o que desenvolve e induz os comportamentos que levam a perenização da empresa familiar via a harmonia, a evolução e o comprometimento.

Políticas e Padrões de Integridade e Ética
Os escândalos atuais e a legislação brasileira de combate a corrupção (Lei 12.846/13) reforçam a importância da definição de padrões de conduta e ética nas empresas como instrumento para minimizar perdas e impacto em sua reputação. O módulo abordará em detalhes as diretrizes e metodologia de implantação do Programa de Integridade definido pela CGU (Controladoria Geral da União).

Práticas de Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance
As atividades de Gerenciamento de Riscos, Auditoria Interna e Compliance são pilares da boa Governança. O módulo tem como objetivo detalhar as diferentes características e importância de cada atividade, o seu posicionamento organizacional e responsabilidades, e um plano de implantação para auxiliar os gestores das organizações familiares na definição de uma adequada estrutura de controle e gerenciamento dos seus riscos. 

Finanças para não especialistas
Em atualização.

Economia para não especialistas
Em atualização.

Cenário econômico / político / social no Brasil e Internacional
Em atualização.

Relação com Investidores (RI) em Empresas Familiares
O conteúdo da disciplina aborda a importância da implementação de uma política de Relação com Investidores em empresas familiares. Compreende uma abordagem histórica da prática de RI no contexto da governança corporativa e das entidades normativas e reguladoras internacionais e nacionais, bem como, sobre a relação da RI com o mercado de capitais e demais stakeholders. Abordará temas como as melhores práticas de RI, transparência financeira, comunicação empresarial, reputação empresarial, gestão de crises, sucessão familiar, o profissional de RI, a relação com o planejamento estratégico e estudos de casos.

Como Superar os Desafios e Evoluir na Governança
O módulo tem como objetivo apresentar de forma ordenada as etapas a serem seguidas pelas empresas familiares para evolução sustentável nas boas práticas na Governança desde a discussão sobre o processo sucessório até a eventual abertura do capital.

Planejamento Estratégico, Orçamento e Controladoria
O módulo aborda os melhores aspectos de planejamento estratégico, orçamento e Controladoria tratando das etapas importantes em cada um desses processos de maneira prática e objetiva. 

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
O módulo aborda a discussão sobre a incorporação da sustentabilidade como estratégia das organizações, por exemplo, um tema que proporcionará aos alunos uma oportunidade de refletir e entender como alguns de seus pares lidaram com desafios dessa natureza dentro do ambiente da Governança.

Family Offices
O objetivo deste módulo é demonstrar a importância das estruturas de gestão de patrimônio na perpetuação patrimonial e na governança familiar.  Após a fase de construção do patrimônio onde riscos, recursos, tempo e dedicação são concentrados em um negócio ou empresa, se inicia a fase de perpetuação do patrimônio. Nesta fase é necessária a criação de estruturas e protocolos de gestão e convivência para administração patrimônio conquistado e da boa convivência Familiar.

Qualidade das informações financeiras, legais e tributárias
Em atualização.

Metodologia Cientifica
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação
Modulo essencialmente prático, conduzido por um professor especialista, onde o aluno desenvolve seu trabalho de conclusão de curso baseado em um diagnóstico de governança focada na Empresa de atuação, com metodologia estrutura para evolução da Governança Familiar.
Poderá também, com auxílio de um consultor, montar um Plano de Governança Familiar, ou seja, um case eminentemente prático e aplicável.

FADISP nas Redes Sociais

Desenvolvido por WLIB Soluções Web