Ir para o site: UNIALFA/GO ALFA/SP FADISP

Informações: (11) 3061-0212

Grupo José Alves

Pós-Graduação

Cursos de Pós-Graduação

MBA em Ordem Pública e Gestão da Segurança Pública e Privada

Próximas Turmas

Início: Junho de 2017
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário: 08h às 18h
Local: Unidade Pinheiros
Valor: 24 vezes de R$ 638,00

Inscreva-se para esta turma

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de MBA em Ordem Pública e Gestão da Segurança Pública e Privada, visa à formação de profissionais interessados na gestão de atividade de Polícia, Segurança e Informação, com ênfase em comando e coordenação e gestão de atividades de polícia integradas.

O especialista será capaz de receber, interpretar e produzir informação a partir de dados e proporcionar segurança na manutenção desse resultado a fim de produzir homeostase social em condições de conflito.

A carga horária de formação jurídica existente no programa lhe dará condições de compreender e aplicar as técnicas mais recentes na condução de subordinados em situações de confronto.

O programa irá prepara-lo para enfrentar questões candentes e que enfeixem o controle social da criminalidade atuando principalmente sobre as questões penais econômicas que são as principais causas de instabilidade social.

Ao final do curso o aluno estará preparado para assumir posições gerenciais e liderar o processo de análise e planejamento, da atividade de administração de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.

Também terá entre as competências complementares a possibilidade de lecionar no Ensino Superior.

 

DIFERENCIAIS

O programa tem foco diferenciado ao contar com docentes com expertise nos seguintes temas:

  • Direito Penal Econômico e Empresarial
  • Teoria do crime e o direito penal econômico
  • Teoria da conduta e a incriminação de pessoas jurídicas.
  • Estrutura do injusto jurídico-penal econômico.
  • A culpabilidade e as atividades regulamentadas.
  • Codelinquência por domínio organizacional.
  • Crimes falimentares da ordem tributária e contra a ordem financeira.
  • Lavagem de Dinheiro e Associações e Organizações Criminosas.

 

OBJETIVOS

O MBA em Ordem Pública e Gestão da Segurança Pública e Privada objetiva proporcionar formação   teórica e prática para funções de administração estratégica, direção, comando e chefia nas áreas específicas de informações, polícia ostensiva, preservação da ordem pública, execução das atividades de defesa civil, patrimonial  e de segurança e manutenção da ordem pública bem como do assessoramento governamental, em seus diferentes níveis e na execução, gestão e controle de segurança.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O aluno, de forma técnica e científica, estará apto para liderar o processo de análise e planejamento, em alto nível, da atividade de administração de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, de execução das atividades de defesa civil, no âmbito da segurança pública e ou em conjunto com outros órgãos públicos ou privados. Será, ainda, capaz de administrar órgãos de segurança privada.

Busca-se formar profissional que domine a técnica jurídica no tocante às questões de soluções extrajudiciais e judiciais de conflitos, no âmbito nacional e internacional, que tenha sólida formação em sociologia e política contemporâneas e descortino para efetivar gerência de projetos.

O egresso, deverá estar apto a colaborar para atuar e desenvolver os mecanismos de decisão de conflitos mais céleres e eficientes dadas as situações e cenários de mercado, bem assim gerenciar equipes de informação e segurança.

 

PÚBLICO ALVO

Militares da ativa e da Reserva com formação superior em qualquer área de conhecimento e preferencialmente alunos graduados em Direito, Administração, Economia.

 

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Campus João Moura, 313
Sábados Quinzenais
Horário: das 8h00 às 18h00
Período aproximado do Curso: 18 meses
 

Dr. Márcio Pugliesi

Livre Docente em Direito pela Universidade de São Paulo, Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Doutor pela PUC-SP em Filosofia e em Educação-Currículo e Dr.H.C. em Filosofia e em Teologia pela Universitate Pro Deo - New York

Currículo Lattes


EMENTAS: Detalhamento dos Conteúdos das Disciplinas

Módulo- SOCIOLOGIA E DIREITOS HUMANOS:

Atualizar e aperfeiçoar conhecimentos para a análise dos problemas, fatos e tendências sociais, políticas e institucionais, no campo dos direitos humanos e das técnicas de controle social, visando a compreensão de seus reflexos no campo da segurança estrutural e operativa da sociedade brasileira.

 

DISCIPLINAS

  1. SOCIOLOGIA GERAL

Ementa:

Retomadas de temas centrais das ciências sociais para fundamentar as demais disciplinas. Serão abordados os temas: A Sociologia como construção histórica; A filosofia social: Idade Antiga e Idade Média; A transição: séculos XVI, XVII e XVIII; Comte e Durkheim; A questão do método; Fato social e representações sociais comuns;

Solidariedade e divisão do trabalho social; Max Weber e sociologia compreensiva; Ação social; Dominação; Burocracia; Max Weber e o Direito; Karl Marx; O Estado e a ideologia; Marx e o Direito.

  1. SOCIOLOGIA APLICADA

Ementa

Apresentação de tópicos relevantes da Sociologia para efeito da compreensão dos fenômenos sociais: Sociologia Jurídica ou Sociologia do Direito - A Efetividade do Direito; O Pluralismo Jurídico; Acesso à Justiça; Temas Contemporâneos da Sociologia do Direito; Direitos Humanos: ideal burguês; Direitos de cidadania; Crime como outra Ordem Jurídica; Simbioses entre as ordens dominante e dominada; Transformações do mundo do trabalho e reflexos sociais; A resolução dos conflitos individuais e coletivos de trabalho; A exclusão/inclusão pelo desemprego.

  1. SOCIOLOGIA E HOMEOSTASE SOCIAL

Ementa

Abordagem sistêmica que permite compreensão de fenômenos de massa, da propagação da informação e seus fundamentos: A proteção internacional dos direitos fundamentais e o ordenamento   jurídico brasileiro; Fenômenos midiáticos; Dimensões da notícia; Rumor; As Mudanças Sociais da Família e o Direito; O direito de família; Transformações das relações familiares e a evolução  normativa; Padrões dominantes de família; O casamento e outras uniões; Filiação e parentesco; Pátrio poder e Relações entre os cônjuges; O novo código civil; Meio Ambiente e sua proteção; Questões sociais por efeito do meio ambiente; concentração urbana e violência; Os Novos Movimentos Sociais e a Cidadania;  Manifestações de massa: mobilização e desmobilização; Técnicas interventivas e protetivas.

 

MÓDULO - FUNDAMENTOS DE DIREITO

Apresentar aspectos legais de fundamentação das atividades de segurança, bem como legislação específica sobre segurança e ordem pública.

 

DISCIPLINAS

  1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa

Apresentam-se, de forma sistemática, as três principais dimensões focadas pela Constituição Federal em vigor: uma Teoria da Constituição, destacando-se as normas jurídicas pertinentes à divisão territorial e funcional do exercício do poder e à afirmação e garantia dos direitos fundamentais; uma Teoria do Estado contemplando a organização estatal, individualizada pelo reequilíbrio na relação entre o Estado e a sociedade, a fim de atender às necessidades emergentes na realidade política, econômica e social, tais como a implementação dos direitos fundamentais, a integração de mercados de consumo e o acesso afetivo à justiça. Além disso, tendo em vista os objetivos de formação do curso volta-se a uma Teoria dos Direitos Fundamentais insistindo na possibilidade de colisão de direitos e a proposição de critérios de solução, assim como da aplicação dos direitos às relações privadas, iluminada pela doutrina nacional e estrangeira, bem como pela jurisprudência dos Tribunais Superiores, Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal.

  1. DIREITO PENAL BRASILEIRO I   

Ementa

Apresentação dos aspectos mais polêmicos das teorias penais e comparação com o direito penal contemporâneo. Criminologia, Política Criminal; Escolas Penais; Princípios de Direito Penal; Fontes; Lei Penal e tempo; tempo e lugar do crime; espaço e lei penal;

Eficácia da sentença estrangeira; dosimetria penal; crime e tipicidade; dolo e culpa; qualificação pelo resultado; condutas antijurídicas; culpabilidade; crime tentado; erro de tipo e de proibição; concurso de pessoas; teorias da pena; penas e sua aplicação; limitação das penas e unificação; suspensão e livramento condicional; condenação e seus efeitos; estigmas sociais; medidas de segurança; ação penal; extinção de punibilidade.

  1. DIREITO PENAL BRASILEIRO II

Ementa

Aspectos complementares das Parte Geral e de inconfundível caráter prático apresentam-se aqui os seguintes temas: Crimes contra a pessoa;   crimes contra a honra; crimes contra a liberdade; crimes contra o patrimônio; crimes contra a propriedade imaterial; crimes contra a organização do trabalho; crimes contra o sentimento religioso; crimes contra o respeito aos mortos; crimes contra a liberdade sexual; crimes sexuais contra vulnerável; rapto; crimes por exploração sexual; ultraje ao pudor; crimes contra a família; crimes contra incolumidade pública; crimes contra os meios de transporte, transporte e serviços públicos; crime contra a paz e segurança públicas; crimes contra a saúde pública; crimes contra a fé pública; falsidade documental e outros papéis públicos; crimes contra a administração pública; crimes contra a administração em geral; crimes contra a administração da justiça; crimes contra as finanças públicas.

 

Módulo - CIÊNCIAS POLICIAIS

Este módulo tem por objetivo identificar e implementar, consoante as atuais demandas sociais, com foco no relacionamento com a população e na readequação das relações internas, oportunidades de melhoria da eficiência e da produtividade sistêmica da Segurança Pública, capazes de efetivar, por meio do aperfeiçoamento contínuo dos métodos, estruturas e tecnologias, a contenção de ações ofensivas à Sociedade.

Apresentar os preceitos da Ciência da Administração, focados na gestão da coisa pública, baseando-se nos princípios da moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, e, ao mesmo tempo, desenvolvendo princípios de liderança e visão estratégica, proporcionando correto atendimento ao público como destaque na formulação dos objetivos organizacionais.

 

DISCIPLINAS

  1. SEGURANÇA PÚBLICA E ESTADO DEMOCRÁTICO E SOCIAL DE DIREITO.

Ementa

Segurança pública e Segurança Nacional. A formação do Estado moderno e a segurança pública. Classes sociais e segurança pública no Brasil: um recorte histórico. O sistema de segurança e a justiça criminal. Cultura policial e direitos humanos. Polícia e racismo. A questão carcerária. Revoluções liberais e os direitos humanos. Contexto histórico de construção dos direitos humanos. O discurso de rejeição aos direitos humanos no Brasil. Segurança pública na sociedade de direitos. Um novo paradigma para a segurança pública. Polícia, modelos de policiamento e direitos humanos Participação da sociedade civil na gestão da segurança pública e de defesa dos direitos humanos. Os atores e o controle social da segurança pública: o papel dos fóruns e conselhos.

  1. ORDEM PÚBLICA E FUNDAMENTOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Ementa:

A disciplina objetiva preparar o estudante para bem se servir da legislação para a consecução dos objetivos de manutenção de ordem pública e pratica salutar de atos administrativos. Em particular abordar de forma crítica (isto é, buscando estabelecer seus fundamentos)  o poder de polícia diante do Direito Administrativo Brasileiro.

  1. CIÊNCIA POLÍTICA

Ementa:

Discutir o significado de conceitos fundamentais da linguagem política, em perspectiva histórica e filosófica, aplicando-os tanto na identificação dos elementos teóricos da realidade institucional e do procedimento político, quanto  na análise de seus processos e instruções.

  1. INTELIGÊNCIA POLICIAL

Ementa

Possibilitar ao discente conhecer a estrutura, a doutrina e os aspectos legais e operacionais da Inteligência no Brasil e na Instituição, preparando-o para fazer uso da inteligência policial como ferramenta na tomada de decisões estratégicas.

  1. SISTEMAS COMPARADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA:

Ementa:

Avaliar, a partir da análise das estruturas de polícia e justiça no Brasil, em comparação com os modelos adotados em outros países, alternativas de evolução do Sistema de Segurança Pública brasileiro, para identificar e neutralizar óbices à articulação de seus órgãos e metodizar e oportunizar melhorias nas interfaces com os demais órgãos atuantes no ciclo da persecução criminal.

  1. SOCIEDADE DEMOCRÁTICA: POLÍCIA E COMUNIDADE

Ementa:

Discutir com membros da sociedade, em seus diversos níveis, a atuação dos órgãos de polícia, reconhecendo a necessidade de sua unidade e sedimentação em prol dos resultados do trabalho de prevenção e repressão imediata das manifestações criminais. Sugerir trabalhos de survey para efeito de controlar as informações.

 

Módulo - GESTÃO E CONTROLE

DISCIPLINAS

  1. EMPREENDEDORIMO E INOVAÇÃO

Esta disciplina visa capacitar o aluno a desenvolver iniciativas para planejar e desenvolver negócios que o tornem tanto empreendedor ou intra-empreendedor. Trabalhará conteúdos relacionados criação de negócios, estratégias e desenvolvimento de modelos de negócios sempre com visando a formação de um aluno com perfil empreendedor e Inovador. Conceituação e aplicação de modelos inovadores também são trabalhados nesta disciplina

  1. GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

Ementa:

A disciplina através dos conteúdos de gestão de pessoas, trabalhará, estilos de liderança, liderança situacional; gestão por competências; gestão de conflitos; trabalho em equipe; motivação, empoderamento. Gestão de conflitos. Gestão de pessoas em situações de risco. Estratégia de Negócios e Gestão de Pessoas. Comportamento organizacional. A dinâmica das relações e dos interesses. Comunicação interpessoal e a Construção de Relacionamentos. As dimensões funcionais de RH e as possibilidades face aos novos desafios. gestão de pessoas e liderança em projetos. Gestão de pessoas e Liderança em PME´s e em Empresas Familiares..

  1. GESTÃO EM OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

Ementa:  Capacitar o aluno para o planejamento, controle e gerenciamento de sistemas de operações logísticas como apoio à gestão estratégica empresarial, a partir de ferramentas na tomada de decisões, que visem o aumento da produtividade e a minimização dos custos logísticos.

  1. Gestão Estratégica: Da definição a Implementação.

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

FADISP nas Redes Sociais

Desenvolvido por WLIB Soluções Web