Ir para o site: UNIALFA/GO ALFA/SP FADISP

Informações: (11) 3061-0212

Grupo José Alves

Pós-Graduação

O que é Pós-Graduação

No Brasil há duas modalidades de programas de pós-graduação, uma denominada LATO SENSU (do latim: sentido amplo) e outra denominada STRICTO SENSU (do latim: sentido especifico).  Esta nomenclatura é de uso exclusivo no Brasil.


Pós-Graduação Lato Sensu

Esta modalidade de curso têm como objetivo proporcionar ao estudante portador de diploma de curso superior, educação continuada para especialização em uma área de conhecimento, possibilitando assim, que o aluno alcance atualização e aperfeiçoamento profissional para desempenho técnico-profissional.

É uma modalidade de programa que permite ao aluno, aperfeiçoar-se nos estudos, enquanto prossegue sua atividade profissional, pois os cursos são focados na aplicabilidade prática dos conceitos, melhorando a atuação e remuneração no mercado de trabalho.

A duração varia entre 01 e 02 anos, dependendo da Instituição, carga horária dos cursos e dias de oferta. Quem faz pós-graduação Lato Sensu, recebe um título de ESPECIALISTA.


Diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e MBA

Em relação a Legislação do MEC (Ministério da Educação), não há nenhuma diferença entre os programas, pois ambos são regulamentados pela Resolução CNE/CES No 01 de junho de 2007.

Para entender melhor, os cursos MBA começaram a ser oferecidos no Brasil no ano de 1985, seguindo um padrão norte-americano. Desde aquela época sempre atenderam a demanda do ambiente empresarial.

No ano de 2001, os cursos denominados MBA foram regulamentados pela Resolução CNE No 1/2001 do MEC, sendo equivalentes aos cursos de especialização Lato Sensu.

Há porém, algumas diferenças entre os cursos MBA e os cursos de especialização Lato Sensu:

a) Carga horária. A legislação exige a mesma carga horária mínima de 360 horas, para os dois programas, porém os cursos MBA geralmente apresentam uma carga horária superior.

b) Foco. Os cursos MBA, necessariamente têm foco nos aspectos estratégicos e na gestão de negócios.


Pós Graduação Stricto Sensu

Os programas de Pós-graduação Stricto Sensu, visam a aprofundar a formação adquirida no ensino superior com viés mais acadêmico. A expressão Stricto Sensu aplica-se aos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos. O mestrado tem normalmente, duração de 02 anos e ao final o aluno elabora uma Dissertação e defende perante uma banca de professores doutores.

O doutorado tem normalmente, duração de 04 anos e ao final do aluno elabora uma TESE que é defendida em banca de professores doutores.

Os cursos de pós Graduação Strito Sensu, são recomendados e avaliados por um órgão do MEC, denominado CAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior.

Fonte: Capes e MEC

FADISP nas Redes Sociais

Desenvolvido por WLIB Soluções Web